Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O uso do métodos estático

Bom dia. Em que situações é interessante o uso de métodos estáticos em Python?

1 resposta
solução!

Oi Fredson!!

Métodos estáticos realmente tem um uso mais limitado no mundo da OO, pois eles não tem acesso às instâncias principais de uma classe e independe de um objeto em si para ser chamado, ao contrário de um método normal em uma classe, por exemplo. Geralmente usamos métodos estáticos quando não precisamos dos atributos presentes na classe, e só queremos gerar algo para trabalhar em conjunto com a mesma.

Leve em consideração o exemplo dado na aula, por exemplo: O instrutor criou um método estático para retornar os códigos dos bancos disponíveis. Como esses códigos não necessitavam de nenhum atributo na classe para serem criados, fica mais legível, e consequentemente mais fácil de entender o que aconteceu naquele momento.

Assim como o instrutor recomendou, é preciso ter cuidado ao utilizar métodos estáticos, para não fugir de uma implementção em OO. Todavia, se usado corretamente, pode ajudar na legibilidade do seu código e evitar utilização de memória desnecessária, devido a independência de instâncias de outras classes.

Espero ter conseguido te ajudar! Muito sucesso e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software