Posso usar classes em tags mesmo que a regra do CSS seja aplicado apenas a essa tag? ou seja, eu não terei mais de 1 regra aplicada com a classe.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Posso usar classes em tags mesmo que a regra do CSS seja aplicado apenas a essa tag? ou seja, eu não terei mais de 1 regra aplicada com a classe.
Fredson,
Posso usar classes em tags mesmo que a regra do CSS seja aplicado apenas a essa tag?
Sim pode usar. Agora mesmo que a seleção pela tag não afete outras páginas do teu projeto hoje, você não tem como garantir que no futuro, ao incluir novas páginas e usar a tag, elas não sejam afetadas por este estilo de forma indesejada.
Então o objetivo aqui neste exercicio é nos ensinar boas práticas, usando a classe ou id, para ser mais especifico quanto aos elementos que quer aplicar as regras.
Espero ter ajudado!
Fredson, bom dia!
Pode e deve, o uso de classes é muito importante, conforme o projeto for crescendo pode ser que você necessite aquela formatação do CSS novamente, e não seria uma boa prática ter que reescrever a mesma coisa, então nesse caso você deve criar uma classe que identifique o que aquela formatação faz e sempre que for necessário aplicar usa-la.
Já o uso de ID's é usado em casos muito específicos como seletores no Javascript.
Aqui tem um link que pode te ajudar a entender um pouco mais sobre os dois e quais usar.
https://css-tricks.com/why-use-classes-or-ids-on-the-html-element/