2
respostas

O uso consciente define o impacto de uma tecnologia

Sou de 1984 e ainda me lembro de quando os celulares começaram a surgir. Mas, por incrível que pareça, não lembro bem como eu organizava meus horários naquela época.
Hoje, a tecnoligia está presente em praticamente tudo:para acordar, lembrar compromissos, trabalhar e estudar. Mas isso me faz pensar: o impacto da tecnologia está nela mesma ou na forma como a utilizamos?
Acredito que não basta a tecnologia existir. Ela só faz diferença de verdade quando é bem utilizada. Caso contrário, pode até atrabalhar, viciar e criar distrações.
No fim, talvez o mais importante não seja a tecnologia em sim, mas o uso que fazemos dela. É isso que define seu impacto em nosso dia a dia.

E quanto a nós, estamos usando a tecnologia ou sendo usados por ela?

2 respostas

Olá, Tiago.

Muito interessante o seu relato sobre a transição tecnológica desde a década de 80.

A sua reflexão sobre o impacto da tecnologia depender do comportamento humano toca em um ponto central do pensamento computacional: entender a computação como uma extensão das nossas capacidades, e não como algo que deve ditar nosso ritmo de vida.

O equilíbrio que você mencionou entre utilidade e distração é um dos maiores desafios da atualidade. Ter essa consciência é o primeiro passo para garantir que as ferramentas trabalhem a nosso favor na organização de rotinas e estudos.

Parabéns por compartilhar essa perspectiva com a comunidade.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Tiago

Realmente, é difícil lembrar como era a vida antes do GPS na tela do celular, dos calendários online e do WhatsApp, mas confesso que ainda funciono num modelo híbrido rs

Para atividades do dia a dia de trabalho, minhas listas analógicas ainda me acompanham e ajudam a manter o foco (mesmo que eu também tenha duas agendas virtuais integradas no calendário)

Concordo que o uso conciente e bem direcionado das ferramentas digitais é imprescindível para obtenção de bons resultados.