5
respostas

o usando switch

function comprar() {
  var tipoIngresso = document.getElementById("tipo-ingresso").value
  var quantidade = parseInt(document.getElementById("qtd").value)

  switch (tipoIngresso) {
    case "inferior":
      atualizarQuantidade("qtd-inferior", quantidade)
      break
    case "superior":
      atualizarQuantidade("qtd-superior", quantidade)
      break
    case "pista":
      atualizarQuantidade("qtd-pista", quantidade)
      break
    default:
      alert("Tipo de ingresso inválido!")
  }
}

function atualizarQuantidade(id, qtdComprada) {
  var qtdAtual = parseInt(document.getElementById(id).textContent)
  if (qtdAtual >= qtdComprada) {
    document.getElementById(id).textContent = qtdAtual - qtdComprada
  } else {
    alert("Quantidade insuficiente de ingressos!")
  }
}
5 respostas

Oi Otávio, tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar seu código! É excelente ver como você está aplicando os conceitos práticos. A função comprar() e atualizarQuantidade() estão bem implementadas para gerenciar a compra de diferentes tipos de ingressos, atualizando as quantidades disponíveis conforme necessário.

O uso do switch para lidar com diferentes tipos de ingresso e a verificação cuidadosa da disponibilidade de ingressos demonstram uma abordagem organizada e eficaz.

Parabéns pela prática e pelo trabalho bem feito!

Um abraço e bons estudos.

Olá Otávio!

Belo código. Gostei do formato clean e conciso. Gostaria do trocar algumas idéias com você sobre a tua abordagem. Notei o uso de var ao invés de let e a omissão de ; no final das declarações. Algum motivo em especial ou foi algo aleatório?

Saudações virtuais!

Oi Marcelo, tudo bem?

Estou a disposição para trocarmos experiencias, será um prazer.

Quanto a escolha do var pelo let ou const, é mais algo opcional, qualquer uma das opções das declarações funcionaria perfeitamente neste caso.

Sobre a omissão de utilizar o ponto e virgula, é uma "polêmica" entre os programadores, é uma boa prática que com o passar do tempo vem deixando de ser utilizada, mas ainda é muito recomendado por alguns desenvolvedores pois pode ajudar a evitar alguns problemas e também ajuda na leitura do código.

Neste caso em especifico, utilizo algumas extensões do Visualcode que já fazem a retirada quando é desnecessário sua utilização.

Tudo bem. Espero que contigo também.

Achei interessante por ser uma abordagem diferente. Qual vantagem você vê em remover o ponto e vírgula? Acha que o código fica melhor ou mais clean?

Boa noite, tudo certo?

Marcelo, é algo que não recomendo se estiver iniciando, como boas práticas é interessante manter, mas aos poucos com a sua evolução tenho certeza que você vai conseguir identificar onde pontuar (caso necessário ou não).

Mas como recomendação neste inicio de processo dos estudos, siga utilizando pois será uma boa prática que estará sempre implementando nos seus códigos.