Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O tick do clock completa um ciclo ou uma etapa do ciclo?

Na aula, o exemplo dado pelo instrutor dá a entender que um tick do clock representa um passo. exemplo: ali, no exemplo dele, o primeiro tick era o passo de buscar, o segundo era o passo de decodificar, e o terceiro era o de executar. Porém, na internet, a informação que prevalece é a de que um tick representa um ciclo completo, ou seja, os 3 passos.

Gostaria de saber então se um tick do clock representa um dos passos, ou o ciclo de processamento completo

1 resposta
solução!

Oi Fábio, tudo bem?

Na verdade, tanto a sua interpretação quanto a do instrutor estão corretas, mas em contextos diferentes.

No exemplo do instrutor, ele está explicando o funcionamento do processador em um nível mais detalhado, onde cada "tick" do clock corresponde a uma etapa do ciclo de instrução (buscar, decodificar e executar). Isso é feito para facilitar a compreensão do processo.

Mas, na prática, em um processador moderno, um "tick" do clock geralmente corresponde a um ciclo de clock completo, durante o qual várias etapas do ciclo de instrução podem ser realizadas simultaneamente, graças a técnicas avançadas como a execução em pipeline e a execução fora de ordem.

A execução em pipeline, por exemplo, permite que várias instruções sejam processadas ao mesmo tempo, cada uma em uma etapa diferente do ciclo de instrução. Desse jeito, em um único "tick" do clock, uma instrução pode estar sendo buscada, outra pode estar sendo decodificada e outra pode estar sendo executada.

Então a resposta à sua pergunta depende do nível de detalhe que você está considerando. No nível mais básico, cada "tick" do clock corresponde a uma etapa do ciclo de instrução. No nível mais avançado, cada "tick" do clock corresponde a um ciclo de clock completo, durante o qual várias etapas do ciclo de instrução podem ser realizadas simultaneamente.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software