Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O Texto inicial é realmente necessário?

Olá!

Estou gostando muito deste curso e realmente interessado em conhecer mais sobre os padrões de design de usabilidade. Mas tenho uma dúvida.

Trazendo este mesmo exemplo para o mundo real, fiquei pensando sobre a real necessidade de ter esta tela inicial com texto. Mesmo se refatorando o texto e aplicando medidas como o walkthrough, não seria mais pratico para o usuario ser levado imediatamente para a tela inicial do app? Escutei o podcast sobre mitos de ux e acabei me surpreendendo sobre o conceito de 3 cliques para atingir o objetivo do usuario ser uma regra antiquada. Pra mim fazia todo sentido auxiliar o usuario a resolver seu problema o mais rápido possivel e com maior agilidade, porém neste caso em especifico eu deduzo que quem baixa um app de compras ja sabe do que se trata e tem o objetivo definido do uso desta aplicação.

Tenho me interessado muito por este tema, a duvida pode ser boba, mas queria ouvir a opinião de vocês .

Obrigado e grande abraço

2 respostas
solução!

Eu acredito que vai depender do projeto, mas nada melhor do que realizar um teste de usabilidade para validar se essa tela inicial atrapalha ou não. Pega umas 5 pessoas testa se estiver atrapalhando corta fora.

Olá André, tudo bem?

Acho que isso pode ser identificado com um teste de usabilidade como disse o Mauricio acima. Em muitos aplicativos a Onboarding comunica o usuário o que ele vai encontrar no app antes mesmo de começar a navegar por ele. Se for um sistema muito complexo é bom que tenha uma breve explicação antes da tela inicial mesmo, para antecipar o que o usuário encontrará.

Se quiser conhecer mais sobre o UI Design, eu sugiro dar uma olhada também nesse outro curso de componentes da interface no Adobe XD - https://www.alura.com.br/curso-online-adobe-xd-componentes

Abraço e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software