Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

O tempo da Sprint e o review feedback.

O tempo determinado da Sprint deve considerar o Review feedback ou não? Pois caso o feedback gere o retrabalho inteir do sprint teoricamente gastamos 2 sprints quando deveriamos ter gasto somente 1.

4 respostas

O feedback é depois do sprint, justamente para avaliar como as coisas foram.. Em geral o feedback não deveria invalidar ou validar um spring, as funcionalidades implementadas o que era esperado que deveriam.

De todo jeito, podemos esperar um especialista dar um pitaco aqui :).

Bom dia, na minha experiencia em gerenciar equipe com processo ágil, acredito que a reunião de review das entregas deva ser considerado no próprio sprint, já os feedback individuais para o integrantes da equipe após o termino da sprint. Também vejo com boa pratica que este feedback não deva passar mais de uma semana após o termino da sprint.

Boa tarde, pessoal.

Pelo que entendi, o feedback, mesmo se for apontando um erro ou uma melhoria, é acrescentado pelo P.O. ao ProductBacklog para a próxima Sprint. Isso acontece na Review Meeting que corresponde a 2,5% do total da Sprint. Mas nesse tempo só é apontado o problema ou melhoria, não é desenvolvido nada.

solução!

Nicolas, fizemos assim:

Sprint de duas semanas.

Começamos em uma segunda com uma reunião rápida com o PO para apresentar as histórias e as funcionalidades. Definimos aqui os critérios de aceitação e o que mais ou menos cabe nestas duas próximas semanas. Perdemos quase uma manhã nisto aqui.

Começamos o Sprint assim que esta reunião acaba já com uma reunião diária onde cada um começa a definir o que fará.

Na última sexta-feira, depois dos 15 dias, no início da tarde fazemos a reunião de Review com duração de mais ou menos 2 horas e após ela fazemos a de lições aprendidas (somente com o time). E tudo começa outra vez.

Então respondendo a sua pergunta, o timebox do sprint engloba tudo, por isto tudo deve ter o tempo controlado.

Espero ter ajudado. Grande abraço,