1
resposta

O tamanho da sua rede.

Dos meus 5 principais clientes ou prospects (empresas), eu ainda não seguia nenhuma company page e não estava conectada diretamente a decisores dessas contas. Como estou iniciando a construção da minha rede profissional no LinkedIn, percebi a importância de acompanhar empresas do meu interesse e me conectar com profissionais que ocupam cargos estratégicos.

Quantos compradores existem no seu segmento/indústria de atuação?
Ao realizar uma busca relacionada à área administrativa e de serviços de apoio administrativo, encontrei diversos profissionais com potencial para networking e futuras oportunidades de negócio, demonstrando que existe um mercado amplo e com muitas possibilidades de conexão.

Quantas são suas conexões de 1º grau?
Atualmente possuo uma rede inicial de conexões de 1º grau, formada por colegas, professores e profissionais da minha área de interesse.

Quantas são suas conexões de 2º grau?
Também identifiquei um número maior de conexões de 2º grau, o que mostra a possibilidade de expandir minha rede por meio de contatos em comum.

Descreva como você chegou nos números das perguntas acima. Como você fez a busca? Que filtros usou (especifique)? Você encontrou alguma dificuldade em usar os filtros de busca? Qual?
Para realizar a pesquisa, utilizei a ferramenta de busca do LinkedIn e apliquei filtros como localização, setor de atuação, cargo e nível de conexão (1º e 2º grau). A partir desses filtros, consegui visualizar profissionais relacionados à área administrativa e identificar oportunidades para ampliar minha rede de contatos. A principal dificuldade encontrada foi compreender todas as opções de filtros disponíveis e selecionar os critérios mais adequados para encontrar profissionais alinhados aos meus objetivos. Apesar disso, a ferramenta se mostrou bastante útil para conhecer melhor o mercado e desenvolver relacionamentos profissionais.

1 resposta

Olá, Nicole. Como vai?

Que diagnóstico inicial fantástico! O seu post é de um valor enorme porque traduz perfeitamente o primeiro choque de realidade de quem estuda Social Selling: perceber que, embora os nossos potenciais clientes estejam a poucos cliques de distância, nós ainda não iniciamos o movimento de aproximação.

Essa atividade de mapear as conexões de 1º e 2º grau funciona como uma bússola de prospecção. Como você está começando a estruturar o seu LinkedIn agora, a sua percepção sobre a dificuldade em dominar os filtros é super comum, mas o seu direcionamento para superá-la foi impecável.

Vamos destrinchar o potencial oculto desses números que você encontrou e entender como a matemática das conexões do LinkedIn joga a seu favor!

O Efeito Rede: A Magia das Conexões de 2º Grau

Muitas pessoas olham para uma rede inicial pequena de 1º grau e desanimam. O grande segredo do Social Selling e do algoritmo do LinkedIn não está em quem você conhece diretamente, mas em quem as suas conexões conhecem.

Quando você mencionou que identificou um número muito maior de conexões de 2º grau, você descobriu a sua maior mina de ouro para networking. Veja como funciona a dinâmica de abordagem usando esses graus a seu favor:

• Conexões de 1º Grau (Sua Base): São seus professores, colegas de faculdade e amigos próximos. Você tem acesso direto ao chat deles.
  • Conexões de 2º Grau (Suas Pontes): São os profissionais que estão conectados a alguém da sua base de 1º grau, mas ainda não a você. É aqui que costumam morar os gerentes, supervisores e decisores das company pages que você deseja alcançar.

A tática da Introdução calorosa (Warm Introduction): Em vez de enviar uma mensagem fria para um decisor de 2º grau (o que assusta o cliente), você pode olhar quem é o contato de 1º grau que vocês têm em comum. Você pode mandar uma mensagem para o seu colega ou professor dizendo: "Professor, vi que o senhor é conectado com a [Nome do Decisor] da empresa X. Estou estudando soluções para a área de apoio administrativo deles, o senhor se importaria de nos apresentar ou me dar uma referência?". Isso aumenta a taxa de aceitação em mais de 70%!

Superando os Filtros: Como Organizar as Próximas Buscas

Sobre a dificuldade que você citou em "selecionar os critérios mais adequados", uma dica de ouro para os seus próximos testes na barra de pesquisa é trabalhar com Operadores Booleanos. Como as opções de botões do LinkedIn às vezes confundem, você pode digitar comandos em texto direto no campo de buscas para filtrar com precisão cirúrgica.

Experimente digitar exatamente assim na barra de pesquisa na sua próxima sessão de estudos:

"Gerente" AND "Administrativo"
(O LinkedIn vai te mostrar apenas pessoas que têm as duas palavras obrigatoriamente no perfil).

"Supervisor" OR "Coordenador"
(O LinkedIn vai expandir a busca trazendo profissionais que ocupem qualquer um desses dois cargos hierárquicos).

O Próximo Passo Prático

Agora que você notou que não seguia as company pages dos seus 5 principais clientes e prospects, faça um pequeno exercício hoje mesmo: entre no perfil dessas 5 empresas e clique no botão "Seguir".

Ao fazer isso, o feed do seu LinkedIn começará a exibir as notícias, dores, contratações e conquistas dessas empresas. Quando você decidir fazer o convite de conexão para os decisores dessas contas, você já terá assunto real e atualizado para puxar conversa, mostrando que você estuda o mercado deles antes de abordá-los.

Parabéns pelo mapeamento realista e focado, Nicole! Você está construindo a sua presença digital com uma maturidade brilhante.

Espero que possa ter lhe ajudado!