1
resposta

O sono é necessário, mas...

Estive pensado no assunto e percebi que a teoria, o idéia de que tudo é simples e fácil de resover, que a produtividade precisa usar a técnica e o desempenho, e tudo se resolve com um bom sono. Nós passamos por fases na nossa vida e dependendo de como foi cada fase, o desempenho na vida adulta e madura tem influência direta e em alguns casos precisam de profissionais para conseguir manter o rítmo frenético das cidades grandes e das cobranças de resultados de certas entidades. Cada profissional passa por diferentes problemas de gestão e a solução para cada um é pessoal, personalizada, portanto há pessoas que conseguem resolver com bom sono, outras nem sono tem e precisam de tratamento. Sofro com insônia crônica a 34 anos, meus diagnósticos indicaram que meu sono REM tem duração de 5 minutos e o sono dura em média 45 minutos e nos demais momentos, estou em estado de alerta. Minha produtividade é excelente, minha animação é considerada muito boa, mas o corpo já apresenta sinais desse desgaste e a mais de cinco anos meu sono é forçado e o descanso é obrigatório, evidentemente estimulado por medicamentos, que em média aumentou para 3 horas diarias. Para permanecer com minha produtuvidade, considerada pela gestão como autamente produtivo, competências excelentes e resultados excepcionais, faço todo todos os dias meditação que consiste em estar ao ar livre, fechar os olhos e identificar cada som que escuto. Para quem tem uma mente sempre alerta e até muito fácil fazer isso, mas para pessoas normais, entre cinco e dez minutos já estaria dormindo.

1 resposta

Olá, Ednilson!

Entendo sua preocupação e a complexidade da situação que você descreveu. Realmente, a produtividade não é uma ciência exata e depende de uma série de fatores individuais, incluindo a saúde física e mental, o ambiente de trabalho, as demandas pessoais e profissionais, entre outros.

A insônia crônica que você mencionou é certamente um desafio adicional na busca pela produtividade. Como você bem pontuou, o sono é fundamental para a regulação de nosso corpo e mente, e a falta dele pode levar a uma série de problemas de saúde a longo prazo. No entanto, é admirável que você tenha encontrado estratégias para lidar com essa situação, como a meditação e o uso de medicamentos prescritos por um profissional de saúde.

A aula que você está estudando destaca a importância do sono para a produtividade, mas isso não significa que seja a única variável a considerar. A produtividade é um conceito multifacetado e cada indivíduo precisa encontrar sua própria fórmula para alcançá-la.

Por exemplo, você mencionou que a meditação ao ar livre tem sido uma estratégia eficaz para você. Isso é um ótimo exemplo de como podemos encontrar maneiras alternativas de promover a saúde mental e física, mesmo quando enfrentamos desafios como a insônia.

Lembre-se, é sempre importante procurar a orientação de profissionais de saúde quando se trata de questões como a insônia crônica. Eles podem oferecer tratamentos e estratégias adicionais para ajudá-lo a gerenciar essa condição e manter sua produtividade.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software