O Impacto na Rotina e no Trabalho
Desde o alarme no celular até o planejamento das tarefas diárias, o software dita o ritmo da minha manhã. Tendo atuado por cinco anos na gestão financeira e operacional do agronegócio, minha transição para a tecnologia deixou claro como o software é essencial para otimizar processos complexos. Hoje, cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e com foco diário no ecossistema Java (Spring Boot) e infraestrutura AWS, essas ferramentas deixaram de ser apenas facilitadores e se tornaram meu ambiente de estudo e trabalho integral.
A Criatividade na Resolução de Problemas (Backend e Cloud)
Geralmente, a criatividade no desenvolvimento é associada ao design visual, mas no meu dia a dia, ela se manifesta na engenharia e na arquitetura. Consigo identificar essa criatividade em situações técnicas específicas:
Arquitetura de Soluções: Desenhar o backend de projetos complexos, como APIs bancárias com autenticação JWT ou estruturar um MVP serverless na AWS para análise de imagens médicas, exige pensar fora da caixa para conectar serviços de forma eficiente.
Qualidade de Código: Aplicar princípios SOLID e Arquitetura Hexagonal, ou até mesmo definir regras estritas no código (como garantir a injeção de dependências exclusivamente via construtor, sem depender de anotações diretas nos atributos), são exercícios diários de criatividade técnica para manter o código limpo e testável.
Nosso Papel na Economia Criativa
O software é a infraestrutura invisível da nossa forma de viver e interagir. Como desenvolvedor com foco em DevSecOps, minha participação nessa economia criativa é atuar nos bastidores. O objetivo é construir soluções robustas, utilizando contêineres (Docker), esteiras automatizadas de CI/CD e mentalidade Shift-Left de segurança, garantindo que a experiência final do usuário seja fluida, escalável e segura desde a concepção.