1
resposta

O saldo mensal apresentado nesta aula está incorreto

O Power BI está fazendo os calculos de saldo, baseando-se nas respectivas linhas de cada coluna. Porem ao analisarmos as datas da mesma linha para a as Colunas de DataContratacao e DataSaida, podemos observar que as datas são totalmente divergentes. Por exemplo, na terceira linha da figura abaixo, a contratação do funcionário foi na data de 25/06/2007 e a saída foi em 30/08/2010. Mas na hora de contabilizar no saldo de de 2007, o relatório está, erradamente, considerando a data de 2010, por estarem ambas as datas na mesma linha.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Para resolver esse problema, você pode criar duas tabelas separadas, uma para as contratações e outra para as saídas. Depois, é possível relacioná-las pelo ID do funcionário e criar uma medida para calcular o saldo de dias de cada funcionário.

Para criar as tabelas separadas, você pode usar a função UNION do SQL para unir as duas tabelas. Em seguida, basta criar uma medida para calcular o saldo de dias, usando a função DATEDIFF para calcular a diferença entre as duas datas.

Por exemplo:

SaldoDeDias =
VAR DataContratacao = SELECTEDVALUE('TabelaContratacoes'[DataContratacao])
VAR DataSaida = SELECTEDVALUE('TabelaSaidas'[DataSaida])
RETURN
DATEDIFF(DataContratacao, DataSaida, DAY)

Dessa forma, o Power BI irá calcular o saldo de dias corretamente, considerando as datas de contratação e saída de cada funcionário.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software