1
resposta

O resistor poderia ser posto antes do LED

No exemplo, o resistor vem logo após o LED mas ele poderia ser posto antes? Eu poderia ligar o resistor na força (perna1 do resistor) , ligar em linha e na outra perna da resistencia(perna2 do resistor) colocar o polo positivo do LED na mesma coluna da perna2 do resistor e ligar a perna mais curta com o terra?

Já vi que funciona nos proximos passos da aula,rs ! Mas, porque no projeto original não queima o LED? A idéia de que a resistencia consumiria a energia fica estranha se a mesma vem depois. Na minha visão simplista deveria "queimar o LED" já que na primeira volta tá passando 40 amper ... Porque esse raciocinio é equivocado?

1 resposta

Oi Raíssa! Como vai ?

Interessante sua pergunta.

Recapitulando um pouco... O objetivo do resistor em um circuito é limitar a corrente elétrica que está passando no mesmo, certo ?! Caso não usássemos um resistor, o nosso led queimaria, pois, a corrente seria muito alta para o led. Tranquilo até aqui ?

Entretanto, a corrente não é maior antes do resistor e menor após ele, a corrente é a mesma para todo o circuito, uma vez que o circuito é ligado em série. Então, deixar o resistor tanto "antes", quanto "depois" do LED não irá influenciar quanto a limitação da corrente, o resistor irá cumprir o objetivo dessa limitação tanto estando antes quanto depois, pois a maior tensão recai sobre a maior resistência (nesse caso a do resistor).

Mas, caso liguemos o resistor aleatoriamente no circuito, daí sim pode ocasionar a queima. Pegou a ideia?

Qualquer dúvida é só falar, estou a disposição. Espero ter ajudado. Bons estudos!!!