Fiquei um pouco confusa sobre o conceito de fluxo, pois me parece o mesmo que priorizar, mas seria algo no sentido de primeiro defino o fluxo (objetivo) do projeto e depois priorizo as etapas de entrega?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei um pouco confusa sobre o conceito de fluxo, pois me parece o mesmo que priorizar, mas seria algo no sentido de primeiro defino o fluxo (objetivo) do projeto e depois priorizo as etapas de entrega?
Oi Layne! Aqui vai minha interpretação da diferença entre fluxo e priorização (e é apenas isso, minha interpretação, leia estando aberta a questionar isso, ok?)
Acredito que a priorização está em você olhar para o seu objetivo/necessidade como um todo e quebrá-lo em pedaços, para conseguir visualizar as etapas com mais urgência e importância, e assim começar a solucionar essa necessidade por estes pedaços mais relevantes! Seguindo o exemplo do professor, sua necessidade era sair do aluguel e comprar seu próprio imóvel. Quebrando essa necessidade em pedaços, ele viu que os passos mais importantes a serem feitos era construir um quarto e um banheiro, pois assim, mesmo que simples e incompleto, conseguiria sair do aluguel.
Já o fluxo consiste em: ok, você definiu os passos mais importantes, agora, como vai fazer isso? Se a sua prioridade é o banheiro e o quarto, faz sentido você partir para a planta completa da casa? Ou seria melhor preocupar com as paredes, elétrica, chão e hidráulica do banheiro e quarto?
O fluxo consiste em um PLANO DE AÇÃO, em como você vai agir para a sua prioridade ser feita da forma mais eficiente!
Priorização: definir os primeiros passos mais importantes da sua necessidade. Fluxo: execução da priorização, plano de ação para resolvê-la e ir para a próxima prioridade!
Espero ter ajudado mais do que atrapalho! haha Abraços e bons estudos!