Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O que usar no lugar de ch?

Olá,

Foi passado que seria legal utilizar ch como unidade de medida relativa para dimensionar largura, principalmente para coisas que estão diretamente ligadas a textos, o que para mim faz todo o sentido, já que ch referencia a largura do 0 da fonte utilizada naquele local.

Porém, ao ler grande parte das dúvidas de outras pessoas aqui neste fórum, percebi que algumas pessoas/instrutores têm aversão a essa unidade de medida e preferem utilizar outras no lugar.

Então, gostaria de tirar algumas dúvidas:

1 - Porque é esquisito utilizar essa unidade de medida?

2 - Qual unidade de medida, se existir, consegue ser tão eficiente quanto ch para referenciar largura de fonte?

Obrigado.

2 respostas
solução!

Olá Ítalo!

Eu já li a respeito dessa unidade de medida ch, mas nunca vi ninguém usando isso na prática. Pois, está unidade é mensurada utilizando largura de caracteres, recurso que se não estou enganado está relacionado às técnicas para escrita em braile. Não sei informar o quanto este tipo de medida é eficiente, mas as unidades de medidas que mais vejo programadores front-end utilizando são px e em.

Há situações em que o em é mais interessante. Em contrapartida, há outras em que é o px. O essencial é entender como funciona cada unidade de medida para saber em que casos se aplica.

O px é abreviação de pixel, e refere-se aos pontinhos que compõe a imagem da tela.

Se temos uma situação em que o layout será estático e as definições de medidas serão sempre as mesmas, a utilização do px é a mais recomendada. Além disso, na minha opinião, é a mais fácil para você entender e começar a utilizar.

O em é uma medida relativa e reflete à uma medida da fonte padrão em pixels.

Se temos uma situação em que o layout será dinâmico e as definições de medidas necessitam ajustar-se ao tamanho da tela, a utilização do em é a mais recomendada. Este caso é o mais comum atualmente com o crescimento dos dispositivos móveis e utiliza-se aqui também o termo layout responsivo.

Espero ter ajudado.

Ítalo, se a minha contribuição sanou a sua dúvida, marque por favor este tópico como solucionado. Grato, Jr.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software