Recentemente tive um pouco de dificuldade em assimilar os conteúdo de JS avançado e surgiu essa dúvida.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Recentemente tive um pouco de dificuldade em assimilar os conteúdo de JS avançado e surgiu essa dúvida.
Fala ai Gabriel, tudo bem? Essa é uma pergunta que varia MUITO de pessoas para pessoas e empresas para empresas, além de ser um tanto polêmica também.
Irei lhe dar a minha opinião sobre o assunto:
Para mim uma pessoa desenvolvedora júnior é uma pessoa que está em inicio de carreira, então eu me preocupo mais com o conhecimento sobre JavaScript em si, ou seja, o quanto ela sabe de JS.
Eu não me preocuparia com padrões de projetos (design patterns), claro que seria legal a pessoa saber, mas, para mim não seria tipo: "Ah, você não sabe usar um Strategy, Observer, Memento, Prototype, Factory, Builder, etc... então você não é junior".
Para mim o junior é alguém que tem bastante de vontade de aprender e gosta daquilo que faz.
Mas, eu ja vi/participei de entrevista (como entrevistador) onde pessoas exigiram conhecimento sobre design patterns para vagas de JR. Particularmente eu não concordo, acho que o conhecimento de JR seria mais abstrato e relacionado a linguagens, tecnologias, bibliotecas, frameworks, etc...
Ou seja, eu como entrevistador iria gostar mais da pessoa ter conhecimento em JS, HTML, CSS, React do que saber padrões de projeto e pouco sobre JS.
E lembrando que não quer dizer que eu estou certo e é apenas isso, como eu disse, isso varia bastante.
Espero ter ajudado.