Minha memoria ram tem 2400 MHz de frequencia, nao seria a velocidade que ela consegui ler as instruções guardadas nela? A pergunta é mais pq eu acho q nao bateu com o que o instrutor falou na aula.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Minha memoria ram tem 2400 MHz de frequencia, nao seria a velocidade que ela consegui ler as instruções guardadas nela? A pergunta é mais pq eu acho q nao bateu com o que o instrutor falou na aula.
Basicamente a frequência da memória RAM indica a velocidade máxima de armazenamento e transmissão de dados para o processador, sendo uma frequência de milhões de ciclos por segundo, portanto é medida em MHz. Quanto maior a frequência, maior será a perfomance.
Gbps ou Gb/s, é a taxa de transferência de pacotes de dados, equivalente a um bilhão de bits por segundo, é a quantidade de dados que está sendo transmitida no momento. Por meio de comparação imagine um carro que tem a potência de um Cavalos, significa que o motor de um carro é capaz de erguer 75 kg a 1 m de altura em 1s. Nesta comparação a Potência em Cavalos é a Frequência da Memória, e o peso de 75 kg a 1 m de altura são os dados, seria uma diferença de Capacidade e Quantidade. Outro exemplo é uma garrafa que pode armazenar 1 L de água, e em uma determinada torneira ela armazena 100 ml por segundo, a água são os dados, a quantidade de informação sendo armazenada na memória. O professor usou Gb/s ao invés de MHz.