Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O que seria uma interface funcional?

Seria somente aquelas que possui um método apenas? Não entendi isso muito bem.

Podem me dar exemplos de interfaces funcionais? E quais não são?

2 respostas

Olá Caroline tudo bem ?

De acordo com sua dúvida uma Interface Funcional são todas as interfaces que possuem um método à ser implementados, ou em outras palavras, um método abstrato. Isso quer dizer que várias interfaces que já existiam e que atendiam a essa premissa, automaticamente se tornaram interfaces funcionais. O compilador consegue reconhecer essas interfaces e disponibilizá-las para o desenvolvedor trabalhar, por exemplo, com Lambdas.

Vou estar deixando um link aqui que explica mais detalhadamente oque seria uma interface funcional : https://developer.ibm.com/br/articles/j-java8idioms7/#

Espero ter ajudado , qualquer dúvida manda aqui no fórum . =)

Que você tenha um ótimo estudos .

Abraços ...

solução!

Olá Caroline, tudo bem com você?

Para ser mais exato, uma interface funcional é uma interface que possui um único método abstrato. E é através delas que podemos usar as expressões lambdas, ou seja, podemos dizer que uma expressão lambda representa a implementação do método abstrato da interface funcional!

Um bom exemplo é a própria classe Comparator que vimos na aula, onde podemos passá-la como parâmetro no método Collections.sort() quando queremos ordenar uma coleção:

Collections.sort(lista, (v1, v2) -> v1.length() - v2.length());

Lembrando que isso só é possível pois o único método abstrato que ele possui é o compare():

int compare(T o1, T o2);

Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida estou à disposição!

Abraços e bons estudos!!