Seria somente aquelas que possui um método apenas? Não entendi isso muito bem.
Podem me dar exemplos de interfaces funcionais? E quais não são?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Seria somente aquelas que possui um método apenas? Não entendi isso muito bem.
Podem me dar exemplos de interfaces funcionais? E quais não são?
Olá Caroline tudo bem ?
De acordo com sua dúvida uma Interface Funcional são todas as interfaces que possuem um método à ser implementados, ou em outras palavras, um método abstrato. Isso quer dizer que várias interfaces que já existiam e que atendiam a essa premissa, automaticamente se tornaram interfaces funcionais. O compilador consegue reconhecer essas interfaces e disponibilizá-las para o desenvolvedor trabalhar, por exemplo, com Lambdas.
Vou estar deixando um link aqui que explica mais detalhadamente oque seria uma interface funcional : https://developer.ibm.com/br/articles/j-java8idioms7/#
Espero ter ajudado , qualquer dúvida manda aqui no fórum . =)
Que você tenha um ótimo estudos .
Abraços ...
Olá Caroline, tudo bem com você?
Para ser mais exato, uma interface funcional é uma interface que possui um único método abstrato. E é através delas que podemos usar as expressões lambdas, ou seja, podemos dizer que uma expressão lambda representa a implementação do método abstrato da interface funcional!
Um bom exemplo é a própria classe Comparator que vimos na aula, onde podemos passá-la como parâmetro no método Collections.sort() quando queremos ordenar uma coleção:
Collections.sort(lista, (v1, v2) -> v1.length() - v2.length());
Lembrando que isso só é possível pois o único método abstrato que ele possui é o compare():
int compare(T o1, T o2);
Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida estou à disposição!
Abraços e bons estudos!!