Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

o que seria um get e um set?

Especificando esses métodos o que GET faz, e o SET faz isso, alguém poderia descrever?

2 respostas

Oi! O Get se usa quando por exemplo você que consultar o valor/conteúdo de um atributo. O get é usado apenas para exibir/retornar valor, nunca pra alterar. Já o Set é usado quando você quer alterar o valor/conteúdo de um atributo. Sou novo nisso então espero ter explicado bem.

solução!

Quando você coloca um atributo como private ele fica escondido para todas as outras classes do programa, ou seja, ninguém pode ver o seu valor ou alterar o seu valor.

Isso pode ser um problema, vai que quando eu criei um objeto eu passei um valor errado? Ou vai que eu queira saber qual o valor está em um determinado atributo para mostrar na tela, ou fazer algum cálculo?

Métodos SET fazem com que você modifique o valor de um atributo do objeto de forma indireta, assim como o método GET faz com que você leia o valor de um atributo de forma indireta também.

Perceba que estes nomes são uma convenção, caso você queira chamar os métodos de outra forma é possível mas foge do que é tido como padrão para métodos de acesso.

Por que é importante? Porque você não precisa ter os dois, posse ter valores que foram calculados dentro da classe e que eu apenas posso lê-los e então eu crio um GET, ou se forem atributos apenas de uso interno da classe e que ninguém tenha conhecimento, basta deixa-los com modificador de acesso private e ninguém(outras partes do programa) saberá que aquele valor existe.

Espero ter ajudado e ter sido claro na explicação!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software