Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

o que seria tipagem dinâmica ou tipagem estática ?

eu vi em minhas pesquisa que a linguagem C tem tipagem estática e a linguagem Julia tem tipagem dinâmica .Isso tem haver se a linguagem é compilada ou interpretada ?

2 respostas
solução!

Olá,

Não necessariamente, tipagem estática é quando você precisa declar o tipo da variável e ela permanece daquele tipo, até gerando erros caso você tente colocar uma valor diferente (ex: tentar colocar um texto numa variável do tipo inteiro). Tipagem dinâmica já é o caso em que no momento em que você mudar o valor da variável ela já se ajusta ao tipo, uma variável do tipo inteiro poderia receber um texto e teria seu tipo mudado para texto automaticamente. Isso tem vários prós e contras, principalmente em performance.

Realmente é mais comum ter tipagem dinâmica em linguagens interpretadas, mas não é uma regra (eu mesmo nunca usei uma, mas java sempre foi estática e no começo era apenas interpretada). Linguagens compiladas geralmente são mais performáticas, e nesse aspecto tipagem estática ajuda muito.

Não sei se você fala inglês, mas tem um tópico antigo e muito bom sobre esse tema no stackoverflow, que também pode ser facilmente traduzido pelo google: https://stackoverflow.com/questions/1393883/why-is-dynamic-typing-so-often-associated-with-interpreted-languages

Abs

Olá Bruno ,

Obrigado pela resposta, ficou mais claro agora minha cabeça . Vou ler sua sugestão.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software