eu vi em minhas pesquisa que a linguagem C tem tipagem estática e a linguagem Julia tem tipagem dinâmica .Isso tem haver se a linguagem é compilada ou interpretada ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
eu vi em minhas pesquisa que a linguagem C tem tipagem estática e a linguagem Julia tem tipagem dinâmica .Isso tem haver se a linguagem é compilada ou interpretada ?
Olá,
Não necessariamente, tipagem estática é quando você precisa declar o tipo da variável e ela permanece daquele tipo, até gerando erros caso você tente colocar uma valor diferente (ex: tentar colocar um texto numa variável do tipo inteiro). Tipagem dinâmica já é o caso em que no momento em que você mudar o valor da variável ela já se ajusta ao tipo, uma variável do tipo inteiro poderia receber um texto e teria seu tipo mudado para texto automaticamente. Isso tem vários prós e contras, principalmente em performance.
Realmente é mais comum ter tipagem dinâmica em linguagens interpretadas, mas não é uma regra (eu mesmo nunca usei uma, mas java sempre foi estática e no começo era apenas interpretada). Linguagens compiladas geralmente são mais performáticas, e nesse aspecto tipagem estática ajuda muito.
Não sei se você fala inglês, mas tem um tópico antigo e muito bom sobre esse tema no stackoverflow, que também pode ser facilmente traduzido pelo google: https://stackoverflow.com/questions/1393883/why-is-dynamic-typing-so-often-associated-with-interpreted-languages
Abs
Olá Bruno ,
Obrigado pela resposta, ficou mais claro agora minha cabeça . Vou ler sua sugestão.