Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

O que são classes Service?

Estou trabalhando com SpringMVC a algum tempo aqui no Alura(Ja estou concluindo o 3º Curso), e procurando alguns exemplos na Internet eu encontrei algumas classes "Service".

Eu achei ela bem semelhante ao que eu faço na DAO, mas tenho certeza que Service não e um nome pra DAO. Alguém pode me explicar qual seria a ideia de usar elas ? E também, descrever as anotações que são usadas nela.

5 respostas

Essa annotationserve para determinar as classes de serviço da aplicação.

Geralmente é nessas classes que são injetados os DAOs e feito as operações de inserção, deleção, atualização, etc.

Já nas classes DAO é comum ser usado a anotação @Repository que define as classes responsáveis da camada de persistência.

Abraços!

Mas o que seriam esses serviços de aplicação? Regras de negocio? Se for, eu atualmente coloco isso no meu DAO.

O que via pra DAO e o que vai pra Service?

As annotations na verdade só indicam ao Spring que as classes deverão ser utilizadas como um Bean e inseridas no contexto. Não há problemas então você colocar suas regras de negócio todas na classe DAO, por exemplo. Mas utilizamos essa representação para melhor definir o que cada classe fará, portanto uma boa prática é colocar as regras de negócios em uma classe separada e anotá-la com @Service.

Obrigado Rodrigo, tirou boa parte das minas duvidas. Ja viu algum curso aqui do Alura que faz uso delas?

solução!

Procure nos cursos de back-end voltado para o desenvolvimento WEB os cursos de Spring MVC, creio que irá sanar bem suas dúvidas.

Abraços!