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O que pode ou não perguntar ao cliente em refinamento

Detalhe como: Quantidade de agendamentos que deve ter na tela Campo data com formatação dd/mm/aaaa Campo nome somente texto.

Eu devo perguntar na hora do refinamento para o cliente?No exemplo o cliente é externo, mas quando o produto são sistemas internos da empresa, eu devo descer a esse nível de detalhe com o cliente?

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Olá, Cristiane. Tudo bem?

Na hora do refinamento, é importante perguntar ao cliente sobre as funcionalidades que ele espera do sistema e quais são as suas necessidades. No seu exemplo, você pode perguntar ao cliente se ele deseja que a tela de agendamentos tenha um campo para data com a formatação dd/mm/aaaa e um campo para nome somente com texto.

Quando o produto é um sistema interno da empresa, é importante que você também faça essas perguntas ao cliente, pois isso ajuda a garantir que o sistema atenda às necessidades da empresa e dos usuários.

Porém, é importante lembrar que nem sempre o cliente sabe exatamente o que ele precisa e pode ser necessário fazer algumas sugestões e orientações. Além disso, é importante que você tenha em mente que o refinamento é um processo iterativo e que as funcionalidades podem mudar ao longo do tempo.

Bons estudos!

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