Sou do ramo automotivo, terminei Manutenção Automotiva no CEFET-Ce, nem a instituição tem mais este nome, agora é IFCE, mas voltando ao assunto, nada foi mais perceptivel que a evolução dos automóveis, a 5 anos atrás eu não imaginaria linguagem web embarcada em veículos, ou a utilização de visão computacional como nos automóveis autonomos. Quando eu inicei meu curso há mais de 20 anos, não tínhamos toda automação nem a quantidade de sensores e tomadas de decisão a cerca das leituras destes sensores como temos hoje. Um mecânico que não estudou, já está defasado no mercado diante de toda Eletrônica e softwares embarcados em veículos. Então o quê mudou em 5 anos??? Em 2015, veículos elétricos era uma idéia, uma experiência, uma ousadia de algumas marcas, hoje é realidade e em um curto espaço de tempo, as oficinas automotivas mais parecerão com uma sala de suporte de TI que propriamente uma oficina automotiva, afinal, além sa segurança mecânica desses veículos, a parte computacional deles deverá ser preservada, já imaginou um maware que ataque sistemas automotivos??? Não imagine, já pode ser uma realidade.