Vou destacar alguns pontos-chave:
Comunicação com diferentes públicos: Cada público (superiores, pares e liderados) exige um ajuste no tom e na abordagem. Com superiores, é importante manter o respeito à hierarquia e focar nos resultados e objetivos. Já com pares, a cooperação e o respeito mútuo são essenciais para fortalecer o trabalho em equipe. Com liderados, uma abordagem acolhedora e incentivadora é fundamental, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento.
Feedbacks construtivos: Além de serem essenciais, devem ser feitos com empatia e clareza, preferencialmente em particular. Dar exemplos e traçar um plano de melhoria ajuda a transformar o feedback em uma oportunidade de crescimento.
Reuniões produtivas: O sucesso de uma reunião está na objetividade e clareza. O líder deve estabelecer o objetivo da reunião desde o início, garantir que os tópicos sejam abordados de maneira organizada e fazer um fechamento com um resumo das decisões e próximos passos.
Apresentações formais: A variedade de perfis no público torna as apresentações um desafio, pois o engajamento de todos é difícil. A inovação, seja por histórias, exemplos ou dinâmicas, é um recurso importante para capturar e manter a atenção.