Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O que fazer quando temos muitos projetos?

Pelo que entendi de toda essa teoria, estamos levando em consideração apenas 1 projeto. Mas tive as seguintes dúvidas:

  1. Quando temos mais de um projeto, por exemplo num cenário de e-commerce e temos vários microsserviços, devemos criar um pipeline para cada um deles?
  2. Se temos um pipeline para cada projeto, a etapa de Testes de Aceitação não iria ser o mesmo para todos? Pois estamos testando o e-commerce inteiro, e não só o microserviço.
1 resposta
solução!

Olá Lucas, tudo bem?

Ótima pergunta! Quando temos muitos projetos, é comum surgirem dúvidas sobre como aplicar as teorias de Entrega Contínua. Vamos lá:

  1. Sim, é recomendado criar um pipeline para cada microsserviço. Isso porque cada um deles pode ter suas particularidades e necessidades específicas de testes e implantação. Além disso, ter um pipeline para cada microsserviço permite que possamos ter um controle mais granular sobre cada um deles.

  2. Mesmo que tenhamos um pipeline para cada microsserviço, é importante que a etapa de Testes de Aceitação seja realizada para o e-commerce como um todo, afinal, é o conjunto de microsserviços que compõem o sistema como um todo. Nesse caso, é possível criar um pipeline "master" que faça a integração dos pipelines de cada microsserviço e execute os testes de aceitação para o sistema completo.

Espero ter ajudado e bons estudos!