2
respostas

O que fazer quando a pessoa não mantém o contato visual?

Posso tentar manter o contato visual?

2 respostas

Olá, Elizabeth! Tudo bem?

No contexto da comunicação não verbal, o contato visual é uma parte importante. Ele estabelece uma conexão entre as pessoas envolvidas na conversa e transmite abertura e respeito. Se você perceber que a outra pessoa não está mantendo o contato visual, você pode, sim, tentar manter o seu. Isso pode até encorajar a outra pessoa a fazer o mesmo.

No entanto, é importante lembrar que o contato visual deve ser natural e confortável. Não é necessário encarar a outra pessoa o tempo todo, pois isso pode parecer intimidador ou desconfortável. O ideal é alternar o contato visual com olhares para outros pontos, de maneira natural.

Por exemplo, se você está em uma reunião pequena, pode olhar para cada pessoa enquanto fala. Se estiver em um grupo grande, pode dividir a plateia em blocos e ir se deslocando visualmente ao longo do tempo, fazendo contato visual com todos os presentes.

Lembre-se, o objetivo do contato visual é estabelecer uma conexão e transmitir respeito e atenção. Portanto, mesmo que a outra pessoa não mantenha o contato visual, manter o seu pode ajudar a melhorar a qualidade da comunicação.

Bons estudos!

Boas dicas Thalyta! Obrigada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software