Fala aí, José Carlos! Beleza? =)
Cara, acho que um dos passos mais difíceis você já passou, que é saber para onde se direcionar. Você já mencionou que prefere mais Back-End ao Front, agora é realmente uma questão de decidir qual linguagem mais lhe agrada e quais talvez sejam melhores no mercado...
Eu sou "Javeiro", então sou meio suspeito para falar, visto que vou puxar um pouco para o lado do Java. Rs... Mas Java é uma das maiores comunidades disponíveis e continua em ascensão... Aí você deve estar se perguntando, qual a vantagem disso? Como a comunidade é grande, a chance de você conseguir tirar qualquer dúvida rapidamente é bem grande. Depois de algum tempo, você verá que muitos dos erros que você passou/passará, você encontra a solução no StackOverflow... Você digita seu problema no Google e o primeiro link geralmente é uma solução de lá. Rs...
Mas, claro, há várias outras linguagens... Há quem prefira PHP ou C#, por exemplo. Nunca programei em nenhuma das duas linguagens, mas já vi muitas pessoas falando que C# é extremamente parecido com Java, enquanto PHP é o famoso 8/80... Ou a pessoa ama, ou odeia. Rs.
Não sei se você curte mexer com JavaScript, mas desde o Node, é possível utilizá-lo também no lado do servidor. Comecei a dar uma fuçada a pouco tempo com JS e Node, e estou gostando bastante! É claro que é um paradigma diferente de programação, mas é interessante. E a linguagem talvez seja a com a maior comunidade disponíveis, mas também tem um ponto negativo: a quantidade de coisas que você tem que aprender e reaprender para conseguir se manter no mercado com essa linguagem...
Dito tudo isso, acho que é interessante você fazer o famoso "Hello World" com cada uma das linguagens, para você ver como é a sintaxe de cada uma e talvez fazer um programinha a mais, como uma calculadora (também recomendado no início de programação). Fazendo isso com cada linguagem você terá uma noção melhor se você prefere mexer com C#, Java, JavaScript, PHP, etc.
Pelo mercado, eu recomendaria Java ou JavaScript! =)
Espero ter ajudado, mas qualquer coisa posta por aqui! =)
Abraço e bons estudos,
Fábio