Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

O que fazer como um iniciante?

Olá pessoal,

Eu escutei o Hipsters dessa semana, para quem não sabe é o podcast aqui da Alura, falando sobre carreira e etc. Achei muito interessante, porém ainda me sobraram algumas dúvidas, se puderem me ajudar agradeceria muito.

Eu estou começando nesta área de tecnologia agora, tenho 18 anos, e bem ainda não sei bem em que área eu quero trabalhar, pelo menos já identifiquei que sou muito mais Back-end do que Front-end. Não sou muito fã de HTML e CSS apesar de saber o suficiente para montar algumas coisas. Nunca trabalhei de fato na área, apenas fiz pequenos freelas para pessoas próximas. Eu gostaria de uma dicas para uma pessoa com o meu perfil. Desde linguagens, e caminhos a seguir, algo para me dar uma luz, já que me encontro um tanto perdido.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

4 respostas

Fala José Carlos,

sei bem que questões de tecnologia são bem pessoais, acho que um pouco depende da sua região. Já fez alguma pesquisa de mercado pra ver o que está precário por ai em questão de back-end? Vou dar minha opinião baseado na minha realidade, acho uma boa estudar Arquitetura de Softwares (Designer Patterns, CQRS, DDD, TDD e por ai vai) aplicações robustas sempre usam alguns ou todos esses itens. Vai depender do tamanho e carga. Hoje de linguagens back-end, acredito, que as que mais dominam o mercado de trabalho é C# e Java, C# está caminhando para open-source e multi plataforma (.Net Core) e isso é ótimo um caminho sem volta, foi totalmente reescrita, mais o problema é documentações e cursos por ser tudo muito novo, e fico chateado por começar um projeto com algo que já está condenado a morte (.Net Framework). Talvez pra você que esteja começando agora seria interessante o Java pois já tem muita documentação, inclusive no Alura tem cursos pra caramba pra Java e ele vem evoluindo mais nunca precisou mudar drasticamente, acho mais seguro. Na minha região programador Java ganha mais que .Net hehe

Bom é isso espero ter ajudado em algo. É só um opinião de um mero mortal em tecnologia.

Abs.

Fala aí, José Carlos! Beleza? =)

Cara, acho que um dos passos mais difíceis você já passou, que é saber para onde se direcionar. Você já mencionou que prefere mais Back-End ao Front, agora é realmente uma questão de decidir qual linguagem mais lhe agrada e quais talvez sejam melhores no mercado...

Eu sou "Javeiro", então sou meio suspeito para falar, visto que vou puxar um pouco para o lado do Java. Rs... Mas Java é uma das maiores comunidades disponíveis e continua em ascensão... Aí você deve estar se perguntando, qual a vantagem disso? Como a comunidade é grande, a chance de você conseguir tirar qualquer dúvida rapidamente é bem grande. Depois de algum tempo, você verá que muitos dos erros que você passou/passará, você encontra a solução no StackOverflow... Você digita seu problema no Google e o primeiro link geralmente é uma solução de lá. Rs...

Mas, claro, há várias outras linguagens... Há quem prefira PHP ou C#, por exemplo. Nunca programei em nenhuma das duas linguagens, mas já vi muitas pessoas falando que C# é extremamente parecido com Java, enquanto PHP é o famoso 8/80... Ou a pessoa ama, ou odeia. Rs.

Não sei se você curte mexer com JavaScript, mas desde o Node, é possível utilizá-lo também no lado do servidor. Comecei a dar uma fuçada a pouco tempo com JS e Node, e estou gostando bastante! É claro que é um paradigma diferente de programação, mas é interessante. E a linguagem talvez seja a com a maior comunidade disponíveis, mas também tem um ponto negativo: a quantidade de coisas que você tem que aprender e reaprender para conseguir se manter no mercado com essa linguagem...

Dito tudo isso, acho que é interessante você fazer o famoso "Hello World" com cada uma das linguagens, para você ver como é a sintaxe de cada uma e talvez fazer um programinha a mais, como uma calculadora (também recomendado no início de programação). Fazendo isso com cada linguagem você terá uma noção melhor se você prefere mexer com C#, Java, JavaScript, PHP, etc.

Pelo mercado, eu recomendaria Java ou JavaScript! =)

Espero ter ajudado, mas qualquer coisa posta por aqui! =)

Abraço e bons estudos,

Fábio

Muito obrigado Elias e Fábio! Não esperava respostas tão completas e tão rápidas!

Eu esqueci de citar que já tenho conhecimento básico em programação, venho estudando Python a 1 mês e pouco. Também já passei por Ruby e JS. Não gostei muito do JS, porém tenho me dado muito bem com o Python. Mas eu estou receoso pois na minha região as vagas para esta linguagem são bem escassas e quando há algo não é voltado para iniciantes e sim para pessoas com experiencia.

Eu estou buscando entrar no mercado, e como ambos falaram Java pode ser uma boa escolha. Eu a algum tempo tentei algo em Java, porém naquele momento eu achei complicado encaixar os conceitos que me foram apresentados. Hoje que já conheço de Lógica e POO, talvez seja mais fácil.

Mas tendo em vista essa minha experiencia com Python, acham que vale a pena permanecer nela até estar de fato dominando-a e tentar buscar empregos além da minha região ou acham mais valido buscar algo como Java, PHP ou C# que as vagas são mais amplas e me daria maior facilidade de entrar no mercado a principio, para depois partir para algo como Python, Ruby ou até mesmo Golang?

solução!

José Carlos,

Como você já tem Lógica e conhece de OO, recomendaria fortemente que você fosse para Java, mas isso não quer dizer que se você continuar em Python você não conseguirá uma vaga, apenas acho que o mercado de Python é consideravelmente menor que o de Java, afinal, como eu disse, a linguagem é grande e continua em crescimento. =)

Ruby eu tive pouquíssima experiência, não foi o suficiente para eu montar uma opinião sobre a linguagem, mas ouvi muitas pessoas criticando-a, um dos motivos foi o fato de que parece que ela não é retro-compatível, ou seja, cada atualização quebra a anterior... =|

Sobre Golang, acho que ainda está muito cedo para falar qualquer coisa sobre ela... Mas tem algo de interessante se você optar por seguí-la... Justamente por ser nova, há poucos desenvolvedores que a utilizam. Aí vem sua escolha... Você pode optar por algo sólido e concreto, que pode lhe dar um pouco mais de segurança, como C# e Java, ou partir para aprender essa nova linguagem (que por sinal, eu não faço ideia de como é, ainda).

Ao decidir optar por uma linguagem nova, você está fazendo uma aposta. Se a linguagem não for pra frente, você pode se dar mal, mas se ela obtiver sucesso, você pode sair a frente de muita gente... Afinal, quando todos estiverem pensando em aprendê-la, você já será experiente...

Então, Java ou Golang... Essa é uma escolha sua. Rs... Mas eu tentei apontá-lo aos pontos positivos e negativos de cada linguagem!

Fábio