como eu posso fugir do imprevisto, mesmo saindo de casa cedo?
como eu posso fugir do imprevisto, mesmo saindo de casa cedo?
Ei! Tudo bem, María Vitoria?
Essa é um bom ponto de reflexão sobre o mercado de trabalho, planejamento de carreira e inteligência emocional! Lidar com o imprevisível é uma das competências mais valorizadas no ambiente corporativo atual.
Fugir do imprevisto por completo é impossível. Por mais que você se planeje e saia de casa cedo, existem variáveis externas que estão totalmente fora do seu controle (como um trânsito atípico, uma chuva forte ou um atraso no transporte público).
O segredo para se destacar no mercado e blindar a sua rotina não está em evitar que o imprevisto aconteça, mas sim em como você gerencia e reage a ele. Aqui estão três atitudes práticas para transformar essa situação:
Crie Margens de Segurança (Buffer Time)
Se o seu compromisso é às 9h e o trajeto leva 40 minutos, sair com 1h30 de antecedência não serve apenas para "chegar mais cedo", mas sim para absorver um problema no caminho. Se nada acontecer, você usa esse tempo extra para tomar um café com calma ou revisar suas metas do dia.
Tenha Planos de Contingência (Plano B)
Mapeie rotas alternativas ou meios de transporte secundários com antecedência. Se o metrô parar, você já sabe qual linha de ônibus serve ou se precisará acionar um aplicativo de viagens rapidamente. Saber o que fazer de antemão elimina o desespero.
Comunicação Proativa e Transparência
Se o imprevisto for inevitável e você perceber que vai se atrasar, avise a outra parte imediatamente. Explicar a situação de forma clara e profissional antes do horário do compromisso transmite seriedade, responsabilidade e respeito pelo tempo do outro.
No ambiente corporativo, a resiliência e a capacidade de resolver problemas rapidamente contam muito mais do que tentar controlar o que é incontrolável.
Geralmente qual costuma ser a sua primeira reação emocional quando um imprevisto fura o seu planejamento do dia?