Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

O que faz o SASS deixar nosso CSS mais performático ? SASS ou CSS nativo ?

Olá, Boa noite!

Gostaria de saber se quando o projeto vai pra deploy, há alguma diferença de performance em relação ao css (sem pré-processador) ?

E se mesmo o projeto sendo de médio á grande porte, e levando em consideração a manutenção do código, o que nos leva a usar o SASS e não o CSS nativo ?

3 respostas

Boa tarde Rene,

Primeiro precisamos entender que o navegador só entende CSS. Se você criar um projeto somente com SASS o navegador não vai entendê-lo, primeiro você precisar compilar seu SASS para que ele se torne CSS (Isso é mostrado no curso).

Em relação a performance o SASS não melhora a performance do seu CSS, na verdade se você fizer um uso dele sem conhecer todas as capacidades pode acabar piorando a performance. Alguns códigos em SASS podem gerar aninhamentos grandes no CSS, por exemplo:

div {
        margin-top: -80px;
        margin-right: 20px;

        h2 {
            color: $white;
            font-size: 24px;
                p {
                    margin-top: 40px;
                }
        }
    }

Excesso de aninhamentos pode causar uma renderização mais lenta, portanto as vezes pode ser bom dar uma olhada no arquivo final para evitar esse tipo de coisa.

O grande benefício do SASS é que ele trás a oportunidade de criar um código mais simples de manter a longo prazo. A tendência é que as principais características de pré-processadores sejam incorporadas ao CSS padrão, como por exemplo as variáveis.

Fonte

abraços

Muito obrigado pela resposta, mas entre escolher codificar com um pré-processador e um css nativo o que seria mais viável em questão de escalabilidade de um projeto por exemplo ?

solução!

Recomendo usar SASS, mas antes estude SASS.

No final ambos vão ser CSS nativo.