Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O que faço da vida - Tecnologia / Filosofia

Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Havia feito um texto de 499 linhas, mas vou tentar ser o mais breve e resumido possível.

Tenho 23 anos, sou o mais novo de 4 irmãos, que na sequencia : - 1° Engenharia Civil - 2° Pós em Redes e Administração(concursado Ministério da Tecn. e Educ. /Brasilia) - 3° Analise e Desenvolvimento de Sistemas(formado), Trabalha como Analista de Mainframe à tarde em uma empresa e de madrugada na Capgemini). - EU : Terminando faculdade de Analise e Desenvolvimento de sistemas(2 matérias restantes), trabalho como Service Desk(emprego ridículo, mas sustenta minhas coisas), certificado em Mainframe, Suporte Técnico, inglês intermediário. OBS* : Pai de todos nós : Possui até ISO 9001 pelo Supremo Tribunal Federal de Brasília, mas não era concursado e hoje trabalha na área Administrativa no INEP. Ele mostrou o currículo na área de informática da instituição e a resposta foi "NÃO PODEMOS LHE CONTRATAR NA ÁREA DE INFORMÁTICA COM VOCÊ TENDO UM CURRÍCULO MELHOR QUE O GESTOR DE INFORMÁTICA E GANHANDO MENOS DO QUE ELE. SERIA INJUSTIÇA."

Enfim...

Já brinquei com muitas coisas na área de informática. Desde banco de dados para jogos(ragnarok), estudos com Java, PHP, HTML, C, C++, TSO, Photoshop, Edição de Vídeos, criação de música, suporte a usuários(já trabalhei em uma loja de informática, com formatação e essas merdas da vida) e atualmente trabalho em um Service Desk, no qual não me dão visão de crescimento na empresa, não sei em qual área eu gostaria de atuar pois não tenho "experiência" em nenhuma área de maneira aprofundada e voltada a corporações e clientes. Sem se falar que enquanto escrevo isto eu acabei de perder uma oportunidade de estágio dos meus sonhos... passei no processo seletivo 2 horas após realizar a entrevista, fui escolhido a dedo por conta desta minha dúvida em qual área vou me encaixar na informática, pois, o Gestor no qual conversou comigo disse: O estagiário vai trabalhar em: Levantamento de Requisitos, Teste de Software, Desenvolvimento e Banco de dados. Após 6 meses, vou contrata-lo e o local da nova parte da empresa ficaria à 10 minutos da minha casa. Perdi esta oportunidade por culpa da minha faculdade, na qual precisa de 25 dias para assinar 4 vias do contrato.

Agora estou sem chão...como sempre... E não sei como descobrir em qual área da informática eu devo me especializar. A única coisa que eu sei é que: Eu queria ser profissional em todas. MAS segundo meu pai não é possível. Não adianta ser bom em todas e não ser "o melhor" em alguma. Mas em qual eu vou focar? Alguém tem um questionário, a mesma dúvida, sei lá... Algo que possa me ajudar a "me encontrar" ?

1 resposta
solução!

Bom tarde, Cara eu te entendo perfeitamente, acredite quando digo que passo pela mesma coisa que você com a unica diferença é que não tenho um emprego. Tenho até a mesma mania de colocar três pontos no meio das frases. Mano sinto te dizer mas não existe resposta exata pra sua duvida, você escolher uma área é uma coisa pessoal demais que um simples formulário ou um psicologo que seja possa te ajudar . Uma boa dica para descobrir oque é mais a sua praia é ouvir a experiencia de quem faz, ouça uns podcasts, converse com uns professores, veja oque exatamente se faz em cada área. E mesmo depois de escolher algo, tenha em mente que a qualquer momento você pode mudar a sua linha de foco, isso é muito mais comum do que se imagina e não é nem um pouco vergonhoso. Posso te recomendar o Hipster.tech.com e o devnaestrada.com.br que são podcasts de tecnologia. No DevNaestrada tem muitas entrevista com uma galera variada que pode te ajudar muito a ver algo que voce queira fazer. O lance de querer fazer um pouco de cada areá e ser oq o mercado chama de FullStack é que vc não vira um cara realmente bom e referencia em nada, mas não e um problema tão grande, uma vizão abrangente do todo, e algumas certificações ITIL podem te dar uma boa vaga de gestor por exemplo.

Sobre estar sem chão, só digo que não se desespere, nos estamos (digo nos pq eu tenho 25) em uma das fazes mais bacanas da nossas vidas, não perca sua saúde mental se preocupando tanto aproveite, da uma relaxada, e for possível faz uma viagem de pra poder por a cabeça no lugar. O melhor vinho é o próximo e o melhor dia é o seguinte... voce pode/deve pensar no amanhã, mas não deve se perder nesse meio tempo se matando por uma resposta que não precisa ser definitiva. Porque você só vai perceber o quão bom é o amanhã se você entender como esta o hoje. Espero ter ajudado um pouco que seja com minha péssima gramatica e minhas idéias sem muito sentido.