2
respostas

O que estudar?

Comecei recentemente meus estudos aqui na Alura. Tenho um pouco de noção em relação a HTML-CSS-JS, fazendo automação com o Apps Script.

Entretanto meu objetivo final seria a criação de um site, ou web app, para gestão escolar, envolvendo cálculo de notas de alunos, emissão de boletins e etc.

Estou aprofundando meu conhecimento em HTML-CSS-JS, mas fico na dúvida na hora de escolher uma linguagem para o back-end. PHP? Java? Node.js? Pytton? E a estrutura do banco de dados? SQL? noSQL? Estou um pouco sem norte em como desenvolver server-site de um site, como colocar isso em um servidor e etc. Quais cursos eu deveria assistir para a criação completa de um site?

2 respostas

Você quer fazer o site para praticar ou para vender? Se for para praticar, faz o curso de bootstrap e escolha uma linguagem de backend, como PHP, Ruby on rails, Python ou node.js.

Agora se você quiser algo mais comercial, você vai precisar aprender Frontend, etão faz a formação Front end e depois a backend em uma dessas linguagem q citei

Seria a princípio para aprender, praticar, mas algo que fosse viável de mostrar como um protótipo para a direção da escola onde trabalho. Estou terminando a formação de front, que já tinha uma noção, mas se você olhar o sistema que usam... Acho que sem fazer o curso tenho mais front que eles.

Minha preocupação é em um sistema de lançamento de notas e gerador de relatórios em PDF o que devo aprender. Suponho que uma boa noção de banco de dados? Qual a melhor linguagem para lidar com ele? Já mexi muito com JS e VBA. O que seria melhor partindo do que já sei?