o que é vetor?
o que é vetor?
Oi Renata! Tudo bem?
Tem dois tipos de arquivos de imagens, os rasterizados que são os mais populares, como png, jpeg dentre outros.
E o vetorizados, ou arquivos vetoriais, um vetor, no contexto de design e computação gráfica, é uma representação matemática de imagens, Oiii? rsrs, vou explicar melhor.
Diferente de imagens ''rasterizadas", compostas por pixels, as imagens vetoriais são criadas usando fórmulas matemáticas para definir formas como linhas, curvas e polígonos.
E qual a vantagem de usar um vetor?
Isso significa que as imagens vetoriais são escaláveis sem perder qualidade. Por exemplo, se você ampliar uma imagem vetorial, ela não ficará pixelada ou borrada, ao contrário de uma imagem rasterizada, porque quando ela aumenta, o computador faz uma calculo, matemático, mentendo a proporção e a qualidade.
Observe as imagens:
Ao aumentar o zoom de uma imagem rasterizada, sua qualidade degrada-se, diferentemente das vetorizadas. Essa diferença é clara em softwares como Figma e Illustrator. Imagens vetorizadas são de melhor qualidade e redimensionáveis sem perda, mas podem ser mais complexas e não se adequarem a todos os tipos de imagens. A escolha entre rasterizada e vetor deve considerar as necessidades do projeto.
Você vai escutar muito esse termo de imagem para fazer logotipos, ilustrações e qualquer outro tipo de arte que precise ser redimensionada frequentemente.
Caso queira se aprofundar mais recomendo a leitura desses dois artigos:
Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Muito obrigada, Vitor. Eu faco bastante coisa no canva, posso usar vetor la?
Opa Renata!
Eu diria que pode e deve, para logos, ícones, o indicado é sempre o vetor, lembrando que o vetor, ele costuma ser um arquivo chamado SVG, procure por esse arquivo.
Abraços!
Joia, entao faco no bling e transformo em vetor no Vectorizer.ai. Vai ser bom, pq hoje mesmo, fui mudar o tamanho de uma imagem no canva e ficou pessima. Obrigada.