Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O que é uma Relação?

Olá, fiquei na dúvida sobre o conceito de uma Relação no Modelo Relacional. Uma relação é composta de uma lista de Atributos ou de uma conjuntos de Tuplas?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá Eliel, tudo bem?

Quando o professor fala relação, pelo que eu entendi, é o mesmo que chamar de entidade. Ou seja, teremos uma tabela (uma entidade) chamada Aluno. E toda relação, ou melhor, toda tabela é composta por um conjunto de atributos. No caso da tabela Aluno, ela é composta por atributos, que são as colunas nome, cpf, endereço, telefone, nota.

.

Depois de ter a tabela pronta, é necessário armazenar nela os dados de cada aluno. Então, os valores armazenados são os dados dos alunos, que são também conhecidos por registros ou tuplas. E a ideia geral é que, se existe uma tabela, deve existir os atributos (as colunas), e por sua vez, se existe a tabela e as colunas(atributos), deve existir também os dados (as linhas) que são as tuplas.

.

É por isso que ele também cita que uma tabela (uma entidade) é composta de um conjunto de tuplas(registros, linhas), porque depois que você define a estrutura da sua tabela aluno, é importante seguir com a gravação(armazenamento) dos dados nesta tabela. E só é possível armazenar esses dados, se a tabela estiver com o conjunto de atributos(colunas) definidos anteriormente(no primeira etapa).

Espero ter ajudado!

Cida.

Olá Cida, tudo bem e espero que você também esteja. Obrigado pela ajuda. Na continuação do curso os conceitos de tuplas, atributos e relações vão ficando mais claros.

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software