Olá, fiquei na dúvida sobre o conceito de uma Relação no Modelo Relacional. Uma relação é composta de uma lista de Atributos ou de uma conjuntos de Tuplas?
Obrigado!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, fiquei na dúvida sobre o conceito de uma Relação no Modelo Relacional. Uma relação é composta de uma lista de Atributos ou de uma conjuntos de Tuplas?
Obrigado!
Olá Eliel, tudo bem?
Quando o professor fala relação, pelo que eu entendi, é o mesmo que chamar de entidade. Ou seja, teremos uma tabela (uma entidade) chamada Aluno. E toda relação, ou melhor, toda tabela é composta por um conjunto de atributos. No caso da tabela Aluno, ela é composta por atributos, que são as colunas nome, cpf, endereço, telefone, nota.
.
Depois de ter a tabela pronta, é necessário armazenar nela os dados de cada aluno. Então, os valores armazenados são os dados dos alunos, que são também conhecidos por registros ou tuplas. E a ideia geral é que, se existe uma tabela, deve existir os atributos (as colunas), e por sua vez, se existe a tabela e as colunas(atributos), deve existir também os dados (as linhas) que são as tuplas.
.
É por isso que ele também cita que uma tabela (uma entidade) é composta de um conjunto de tuplas(registros, linhas), porque depois que você define a estrutura da sua tabela aluno, é importante seguir com a gravação(armazenamento) dos dados nesta tabela. E só é possível armazenar esses dados, se a tabela estiver com o conjunto de atributos(colunas) definidos anteriormente(no primeira etapa).
Espero ter ajudado!
Cida.
Olá Cida, tudo bem e espero que você também esteja. Obrigado pela ajuda. Na continuação do curso os conceitos de tuplas, atributos e relações vão ficando mais claros.
Abraço!