Foi citado na aula o metodo assíncrono, mas não foi explicado porque se utiliza esse metodo, alguem sabe me explicar?
Foi citado na aula o metodo assíncrono, mas não foi explicado porque se utiliza esse metodo, alguem sabe me explicar?
Olá Nicola,
a principal diferença entre um método assíncrono e um síncrono é que o assíncrono será usado para momentos que você não sabe quanto tempo pode levar para efetuar aquela ação, um exemplo comum:
Você quer buscar uma informação em uma API externa - você não sabe quanto tempo isso vai levar, pode ser rápido, devagar, pode nem ser executado - e enquanto você espera essa informação a sua aplicação normalmente ficaria parada esperando esse resultado, mas isso não é algo bom, certo? então, o método assíncrono faz com que a sua aplicação aguarde (o await do método assíncrono) por esse resultado em segundo plano. Dessa forma sua aplicação continua funcional enquanto essa API não retorna as informações.
Resumidamente, você quer usar métodos assíncronos para ações que possam levar mais tempo que o normal ou para ações que deseje executar em segundo plano. Acho importante adicionar também que, nesses casos de por exemplo estar esperando uma informação da API, é bom colocar uma aviso, algo visual, para o usuário saber que a ação está sendo feita, pq se não ele tentará fazer várias vezes a mesma coisa que pode resultar em problemas.
Espero ter ajudado, qualquer coisa fiquerei acompanhamento seu tópico :)
Obrigado Matheus! Sucesso demais