Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

O que é um loop infinito?

contador = 0

while contador < 10:
    print(f"Processando dados... (ciclo {contador + 1}/10)")
    contador += 1  

print("Processamento concluído!")
1 resposta

Oi, Luísa. Tudo bem com você?

Sua análise do loop infinito foi precisa. Você identificou corretamente que o problema do código original está na ausência do incremento do contador dentro do laço while. Sem a instrução contador += 1, a variável nunca aumenta de valor, fazendo com que a condição contador < 10 permaneça sempre verdadeira, criando um loop infinito que travaria o sistema.

O uso da f-string para exibir o número do ciclo torna o feedback mais claro para o usuário, mostrando progresso. A adição da mensagem final de conclusão também é uma boa prática, pois indica que o processo foi completado com sucesso. O código agora funciona conforme esperado, processando dados exatamente dez vezes antes de encerrar.

Como você poderia adaptar este código para permitir que o usuário escolha quantas vezes deseja processar os dados?

Parabéns pela resolução clara do problema. Continue compartilhando suas análises, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!