1)Sistema gerenciador de banco de dados é, por exemplo, o "MySQL" ou o "MySQL" é o banco? E o "DBeaver" é oq?
2)O "SQLTools" é oq?
1)Sistema gerenciador de banco de dados é, por exemplo, o "MySQL" ou o "MySQL" é o banco? E o "DBeaver" é oq?
2)O "SQLTools" é oq?
Ola Luidi .
Tudo bem?
Para entender como funcionam as ferramentas, para que servem e suas diferenças a melhor forma é testando e aplicando em projetos.
Mas vamos ha um resumo rapido:
Um SGBD é um software que gerencia, organiza e facilita o acesso a bancos de dados. Ele permite que os usuários criem, leiam, atualizem e excluam dados de um banco de dados, além de garantir a integridade e a segurança desses dados.
Então, para esclarecer: o MySQL é o SGBD, e o banco de dados seria o conjunto de dados armazenados e gerenciados pelo MySQL.
O DBeaver é uma ferramenta de administração de banco de dados, ou seja, ele serve para interagir com diversos SGBDs de forma gráfica. Ele funciona como um cliente para conectar ao banco de dados e executar comandos SQL, visualizar os dados, criar tabelas, fazer backups, etc.
O SQLTools é uma extensão para o editor de código Visual Studio Code (VS Code). Ele é uma ferramenta que facilita a conexão e a execução de comandos SQL diretamente dentro do VS Code. Com o SQLTools, você pode:
Então, o SQLTools é uma extensão de cliente SQL que ajuda a gerenciar bancos de dados diretamente no VS Code.
Resumo:
Voce pode aprender mais pesquisando a documentação oficial ou em tutoriais no youtube.
Qualquer duvida mande ai.
Bons estudos.