No que se refere a projetos eu vejo que são métodos e propostas com muita interação entre as partes que integram o time na entrega de um projeto.
No que se refere a projetos eu vejo que são métodos e propostas com muita interação entre as partes que integram o time na entrega de um projeto.
Muito bom Marco,
Aproveitando a oportunidade, gostaria só de falar sobre a questão dos custos.
Entendo que ser ágil também diz respeito à entrega de valor rapidamente e com redução de custos de mudança e de incertezas.
Ser ágil resume-se a utilização de técnicas e artefatos visando estar receptivo a mudanças de escopo como oportunidade de negócio, a realização de entregas contínuas para obtenção de feedbacks rápidos e o estabelecimento de uma constante interação entre as partes envolvidas.
Ágil é a entrega de valor ao cliente o mais rápido possível .Como no exemplo do chinelo de garrafa PET que resolve o problema na hora, depois com o feedback busca-se as melhorias. Como num software, entregue "cru"/ "meia-boca", mas que resolve o problema ( porque foi priorizado o fluxo de tarefas), o cliente testa w da feedback daí entrega outra versão com mais valor entregue, vem feedback , e assim sucessivamente. Ou seja, sempre é a entrega de valor o mais rápido possível, com otimização de tarefas e recursos.
Complementando, ser ágil é ter um tempo de resposta mais curto para mudanças. Em contrapartida ao water fall, nas metodologias ágeis você trabalha de forma segmentada e com menor alcance, o que te faz ter força para seguir outro caminho se necessário.