5
respostas

O que é ser Ágil

Ser ágil, no meu entendimento, é entregar valor de forma rápida, focada e frequente, prezando por curtos ciclos de feedback, entregas pequenas e contínuas.

5 respostas

boa descrição

Ser ágil é ajudar a abordar um problema, soluciona-lo de forma que pratica e rápida sempre visando melhorias para chegar em um conceito ideal.

Este conceito de ser ágil e a descrição estão aderentes. Mas no meu ponto de vista, a pergunta deveria ser "Como ser Ágil, eficiente e eficaz?" Ou seja, como entregar o que agregue valor, com o menor custo e com o planejamento e visão necessários do todo para evitar riscos futuros?

Ser ágil é entender a pior dor do seu cliente, priorizar entregas de valor que sejam rápidas e frequentes. É pensar simples e aos poucos, conforme os ciclos de interação e feedback ocorrerem, ir evoluindo o nível de serviço até atingir a excelência.

Eu concordo em parte. Para soluções curtas para necessidades imediatas, há vários modos ágeis de atuar. Mas em grandes projetos sistêmicos, que envolvam diversas áreas. Pata qualquer entrega corre o risco de haver trabalho se não houver um mínimo de análise de escopo e de requisitos do todo. Gostaria de ver o processo agil, tipo Scrum, antes da primeira Sprint . Quais são os passos iniciais?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software