Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

O que é ser ágil?

Pra mim agilidade não tem nada a ver com "fazer rápido as coisas" ou com seguir a risca o Scrum ou PMBOK guide. Agilidade é sobre não desperdiçar energia, sobre entregar algo que tenha valor para o cliente e stakeholders, sobre qualidade percebida e sobre pessoas.

3 respostas

Adriana, tudo bom?

Agilidade é a base para Scrum e o PMBOK (com ressalvas!). Precisamos lembrar que o Ágil toma corpo a partir do Manifesto Ágil, assim, todos aqueles valores e princípios são a essência do Ágil. Não um framework ou um livro de regras.

Oi Ronald, tudo bem e vc?

Por isso disse que agilidade pra mim não é seguir a risca o Scrum ou PMBOK guides, porque acredito que não exista "receita de bolo" pra implementar agilidade. Cada organização pode e deve procurar aquilo que mais se encaixa em seu perfil de trabalhar. Agilidade é adaptabilidade e flexibilidade.

solução!

Oi Ronald, tudo bem e vc?

Por isso disse que agilidade pra mim não é seguir a risca o Scrum ou PMBOK guides, porque acredito que não exista "receita de bolo" pra implementar agilidade. Cada organização pode e deve procurar aquilo que mais se encaixa em seu perfil de trabalhar. Agilidade é adaptabilidade e flexibilidade.