Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

O que é orientação ao objeto?

Na aula quando o professor citou as característica do Java ele fala como uma das característica a orientação de objeto, queria saber no que isso se trata.

1 resposta
solução

Oi Pedro, tudo bem?

A Orientação a Objetos é um paradigma/modelo de programação que busca se aproximar da forma como as coisas funcionam no mundo real, e ela gira em torno de dois conceitos que formam a base para tudo o que vem a seguir: os OBJETOS - pedaços de códigos compostos por atributos (variáveis) e métodos (funções) - e as CLASSES que, por sua vez, funcionam como moldes para a criação dos objetos, semelhante à planta de uma casa. Em outras palavras, temos classes onde você define, dentro delas, os métodos e atributos para que, posteriormente, possamos criar objetos a partir delas, onde elas também terão esses mesmos métodos e atributos.

Podemos usar como exemplo os carros, pois eles possuem uma planta (classe) contendo suas especificações - com atributos (modelo, altura, largura, porte, etc) e métodos (acelerar(), frear(), buzinar(), etc) - e os carros em si (objetos) que foram fabricados de acordo com a planta (classe) e que, de fato, são concretos e manipulam dados do programa utilizando o código escrito nas classes.

Pode parecer um pouco confuso de início, mas durante o curso haverá muita prática e todos os conceitos de Orientação a Objetos serão abordados. E garanto que com o tempo você vai ver o quão poderoso é esse paradigma, principalmente em sistemas reais que costumam crescer bastante com o tempo, e se aplicada da maneira correta, a Orientação a Objetos facilita bastante a manutenção desses sistemas.

Espero ter ajudado, se ficou qualquer dúvida é só avisar!

Bons estudos!!