2
respostas

O que é o Scrum e qual é a principal diferença entre ele e outros métodos ágeis?

Olá. Gostaria de conferir se minha resposta está adequada:

No meu entendimento, Scrum é um das metodologias consideradas ágeis, ou seja seguem os preceitos do manifesto ágil, assim como a XP e a Kanban, por exemplo.

Sua principal característica, que a diferencia das demais metodologias ágeis, é que preza pela "rigidez" das suas time boxes, ou seja, uma vez definido o período da sprint (ciclo de execução que gera valor ao cliente), este deve ser respeitado durante sua execução. É possível sim rever o seu tamanho após o seu final, de acordo com a situação do projeto.

2 respostas

Olá Pablo, tudo bem?

Cara, achei excelente a sua definição. Entretanto, posso fazer uma leve correção? Scrum não é uma metodologia, nem um método. É um framework.

Para entender melhor, leia o post do Rafael Viana no Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/scrum-framework-ou-metodologia-rafael-viana-mba-psm

No mais, está realmente excelente. Parabéns!

Olá Pedro. Obrigado pelo feedback. Realmente, relendo novamente, vejo que me equivoquei no termo. Sobre o link, já abri num outra aba para ler sobre o assunto. Mais uma vez, agradeço.