Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O que é o rollback?

O rollback desfaz todas as alterações nas tabelas que não foram commitadas? Há como fazer um rollback após um commit? Por exemplo, gostaria de ir para um determinado estado antigo do banco (analogamente ao Git), isso é possível?

1 resposta
solução!

O conceito é um pouco diferente de um versionador. Basicamente, o commit começa a salvar os passos de gravação no banco em um contexto. Caso ocorra um problema nesse processo você pode disparar uma exceção e nela o rollback que vai voltar todas as suas ações anteriores. Você não commita e guarda uma versão do banco. Por isso, só funcionará dentro do contexto do seu commit, no nível que você diz "estado antigo do banco" seria mais uma tarefa ligada diretamente ao banco de dados, alguma rotina ou ferramenta de backup (ou algo assim). Algo que um DBA faria, não via código. Não que você não possa fazer no banco, mas acho que colocando o papel de DBA fica mais fácil para entender.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software