2
respostas

O que é o ResultSet?

Olá! Tenho acompanhados as aulas, e estou bem por dentro e entendendo tudo! Só um ponto, que acho que não entendi na explicação quando ele passou, e acabou que continuei sem entender, é o ResultSet. Poderiam me explicar o que ele é e para que ele serve exatamente? Agradeço desde já!

2 respostas

Pelo o que eu entendi (não sei se tá certo), ele é quem armazena os resultados do banco. Mas ele é uma lista? Um objeto?

Olá Guilherme, tudo bem com você?

Perfeito, o ResultSet é uma classe do java que armazena os resultados provenientes de uma query SQL realizada. Ele funciona como um conjunto (Set), e guarda uma tabela que é o resultado da consulta SQL. Isso significa que ele vai ter as informações de quais são as colunas, tanto pelo seu índice (que no caso do ResultSet, ao contrário da maioria das estruturas de dados, o índice se inicia em 1), quanto pelo nome da coluna.

Além disso, ele tem um cursor que itera pelas linhas da tabela resultado, ou seja, a cada iteração ele vigia uma linha, ou registro da tabela, tornando possível o acesso a cada coluna de um registro, a partir de seu índice ou nome da coluna.

Portanto, o ResultSet é uma classe que instancia objetos de seu tipo que são representações de conjuntos, ou uma tabela, com todo o resultado da consulta SQL executada por um Statement e que torna possível dentro do Java, visualizarmos dados de um banco de dados.

Para se aprofundar ainda mais, recomendo a leitura da documentação da classe ResultSet, da própria documentação do Java. O documento está em inglês, mas caso seja necessário você pode utilizar a ferramenta de tradução do seu navegador para facilitar o entendimento!

Fico à disposição!

Um grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software