Olá, estou com uma dúvida, li em alguns outros lugares porém a resposta ainda não está muito clara pra mim. Gostaria de entender o que exatamente é o DOM?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, estou com uma dúvida, li em alguns outros lugares porém a resposta ainda não está muito clara pra mim. Gostaria de entender o que exatamente é o DOM?
Oi Pedro, tudo bem?
O DOM (Document Object Model) é uma representação do HTML que o browser interpreta de um arquivo HTML em si.
Então é um modelo, baseado em objetos, do nosso documento (nosso HTML).
Com JS manipulamos bastante o DOM (nao o HTML, pois nao mexemos no arquivo.html entende?). Alteramos classes, textos, criamos elementos, etc.
Espero ter ajudado,
Abcs!
Ola Pedro,
Durante a aula 3 deste curso é bem explicado, tanto no video quanto no texto, mas uma explicação breve:
DOM é um acrônimo para Document Object Model, basicamente ele é uma representação de uma página html no mundo Javascript e pode ser acessado a partir da variável document, que representa a raiz de nossa página.
Espero ter ajudado.