Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O que é o context?

O curso tem sido muito bom, flui muito bem e numa boa velocidade.

Não sei se passou despercebido durante o curso, ou se vai ser abordado mais para frente, mas muitos Widgets e funções precisam do context e tenho ficado meio em dúvida com o que ele significa.

Seria o estado do Widget anterior? Ou uma refêrencia?

Numa das aulas foi sugerido para que a gente tentasse aplicar o snackBar e precisava referenciar o Scaffold específico que você queria interagir. Nele tinha que passar o tal do context o que não foi muito problema porque a própria documentação ajuda bastante. Mas no penúltimo capítulo do curso, quando você retorna pra lista de transferências eu comecei a receber esse erro:

Scaffold.of() called with a context that does not contain a Scaffold.`

Por isso comecei a me confundir um pouco sobre o context, alguém que já passou por essa dúvida encontrou uma definição simples para compartilhar?

1 resposta
solução!

Faz um tempo que criei esse post mas ninguém respondeu, então eu tirei algumas horas para pesquisar a fundo e encontrei algo que possa ajudar outros alunos que possam estar tendo tal duvida.

context nesse caso é uma referencia do Widget na arvore de aplicação, quando você cria um Widget e no construtor você passa o context dentro do BuildContext é só uma instancia para referenciar o widget, para que ele fique possível de encontrar caso seja referenciado no futuro.

O erro em questão ocorre porque outras instancias com o mesmo nome podem "mascarar" o context que você procurar. Colocar um context com um nome mais específico foi a solução e talvez seja uma boa prática em alguns casos. Não sei se o curso irá abordar isso mais para frente e não sei se tudo o que eu comentei esta correto, mas pode ser que essas informações ajudem alunos que estão por vir.