2
respostas

O que é NoSQL ?

Assisti os dois primeiros vídeos da aula e já na sequência teve um exército que diz dentre as alternativas abaixo, qual seria adequada para um sistema NoSQL, mas vídeos anteriores não foi abordado NoSQL.

2 respostas

NoSQL é um termo genérico que representa os bancos de dados não relacionais. Uma classe definida de banco de dados que fornecem um mecanismo para armazenamento e recuperação de dados que são modelados de formas diferentes das relações tabulares usadas nos bancos de dados relacionais.

Bom dia Dieimes,

Os bancos de dados NoSQL usam uma variedade de modelos de dados para acessar e gerenciar os dados. Esses tipos de banco de dados são otimizados especificamente para aplicativos que exigem modelos de grande volume de dados, baixa latência e flexibilidade. Esses requisitos são atendidos mediante o relaxamento de algumas restrições de consistência de dados dos outros bancos.

  • Em um banco de dados relacional, um registro de livro é normalmente disfarçado (ou “normalizado”) e armazenado em tabelas separadas, e os relacionamentos são definidos por restrições de chave primária e externa. Neste exemplo, a tabela Livros têm colunas para ISBN, Título do livro e Número da edição, a tabela Autores têm colunas para AuthorID e Nome do autor e, finalmente, a tabela Author-ISBN tem colunas para AuthorID e ISBN. O modelo relacional é projetado para permitir que o banco de dados imponha a integridade referencial entre as tabelas no banco de dados, normalizadas para reduzir a redundância e geralmente otimizadas para armazenamento.
  • Em um banco de dados NoSQL, um registro de livro é normalmente armazenado como um documento JSON. Para cada livro, o item, o ISBN, o Título do livro, o Número de edição, o Nome do autor e o AuthorID são armazenados como atributos em um único documento. Neste modelo, os dados são otimizados para desenvolvimento intuitivo e escalabilidade horizontal.

Espero ter ajudado.

Abraço!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software