Eu não entendi muito bem o que é .NET Eu consigo programar C# sem .NET? Se sim, faz alguma diferença? Qual é o recomendável? E sobre suas versões, eu que estou começando agora, por qual versão eu devo começar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu não entendi muito bem o que é .NET Eu consigo programar C# sem .NET? Se sim, faz alguma diferença? Qual é o recomendável? E sobre suas versões, eu que estou começando agora, por qual versão eu devo começar?
.NET é uma plataforma de desenvolvimento criada pela Microsoft. Ela fornece tudo o que você precisa para desenvolver e rodar aplicações usando várias linguagens de programação — sendo o C# a principal delas.
C# não é o .NET, mas sim uma linguagem de programação que funciona em cima da plataforma .NET.
Quando você instala o .NET SDK, o compilador e ferramentas do C# já vêm junto, então você pode começar a programar em C# imediatamente.
Hoje, eu começaria estudando pela versão .NET 8, que é a mais recente com suporte de longo prazo (LTS). Mas, se você estiver fazendo um curso, o ideal é seguir a versão que o curso recomenda, para evitar confusões.