1
resposta

O que é experiência pra mim?

Bom, conforme dito na aula 03 de "UX: entenda a experiência de usuário" a palavra experiência tem diversos outros significados como vivência, conhecimento, sentimento etc. Eu concordo muito com essa linha de raciocínio, principalmente no conjunto que essas três outras palavras agregam a central. Pra mim, a experiência que não transmite um sentimento ao usuário, ou a uma pessoa (saindo do âmbito virtual), é uma experiência frágil, isto é, que vai precisar de alguma ferramenta ou algum mecanismo para coletar algo positivo ou negativo dela. A mesma coisa em relação ao conhecimento e a vivência, se a experiência falha em torná-las perceptíveis, em trazê-las à tona, é preciso entender o porquê para não deixá-las serem esquecidas. É por causa disso que o estudo da experiência na UX é tão importante e fundamental para o usuário e o produto, ele procura extrair ao máximo todas as vertentes para entregar uma experiência mais completa possível ao usuário final.

1 resposta

Olá Gabriela, tudo bem? Espero que sim!

Ótima reflexão! De fato, a palavrinha "experiência" vem trazer discussões e um compartilhamento de ideias bem interessantes!

No mundo da UX Design, a "experiência" está mais ligada aquilo que as pessoas sentiram em determinada situação em que viveram. Então, se uma pessoa utilizou um produto ou serviço e se sentiu bem, logo ela dirá que a experiência foi boa. Agora, se o usuário utilizou o serviço e não teve suas expectativas atendidas ou se sentiu mal utilizando um produto, essa pessoa terá tendência a dizer que a experiência deixou a desejar.

É isso Gabriela! Meus parabéns pelo desempenho!

Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Até mais!!