Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

O que é experiência?

É comum pensarmos em experiência, apenas no sentido de conhecimento ou vivência. Mas, acima de tudo, a palavra "experiência" é carregada de sentimento. O que você sente quando experimenta alguma situação, qual sensação você tem ao realizar alguma ação? Viver ou conhecer algo, nos traz acima de tudo sensasões e sentimentos. E pensando na experiência do usuário, quais sensações ele terá ao realizar ações nas interfaces, por exemplo, que lhes apresentaremos? Gosto de refletir sobre isso todas as vezes que produzo algum conteúdo. E você? Costuma refletir sobre qual experiência vai proporcionar ao usuário?

4 respostas
solução!

Olá, Priscila! Tudo bem?

Adorei a sua reflexão sobre a experiência do usuário (UX). Você está absolutamente correta ao dizer que a experiência é muito mais do que apenas conhecimento ou vivência, ela é carregada de sentimentos e sensações.

Parabéns!!!

E, realmente, no campo do design de experiência do usuário, a "experiência" é geralmente entendida como a percepção total que uma pessoa usuária tem ao interagir com um produto, sistema ou serviço. Isso inclui todos os aspectos, desde a facilidade de uso, até a satisfação emocional que a pessoa usuária obtém ao atingir seus objetivos.

Portanto, ao projetar qualquer interface, é crucial refletir sobre a experiência que você deseja proporcionar pra usuários e usuárias.

Qualquer dúvida, estou aqui!

Abraços e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Amei!! É isso aí, Yasmin!!

Olá Priscila! Tudo bem?!

Realmente avaliando a reflexão, a experiência é um sentimento e pode ser super agradável e gratificante ou decepcionante, frustrante, mas em qualquer um dos sentimentos, agregamos conhecimento para minimizar frustrações, decepções futuras. Certa ocasião, montamos tudo para um treinamento no Sistema e ao abrir o notebook para conectar a internet, não tínhamos rede disponível porque não foi previsto pelos organizadores. Tínhamos 1 hora para apresentar o Sistema e tivemos que improvisar desenhando o fluxo no quadro branco, porque não tínhamos uma apresentação como plano B. Sentimento de culpa e cheio de porquês. Como aprendizado, sempre levamos apresentações offline e/ou dispositivos compatíveis para atender o propósito da apresentação ao usuário ou usuária.

Agradeço a disponibilidade!

Uau! Obrigada por compartilhar sua experiência. Uma ótima ideia: sempre estar prevenido para evitar frustrações e garantir uma experiência agradável ao público.