Perfeito Alberto, concordo totalmente.
Minha experiência no mercado foi exatamente como você descreveu.
É complicado mesmo Rogério, uma coisa que pode ser efetiva se você conseguir, é montar um time com desenvolvedores que já se conhecem e gostam de trabalhar juntos. Terá o benefício de eles já estarem mais alinhados entre eles.
Já fui de times de dev que todos os membros vieram de uma mesma empresa anterior (onde não éramos da mesma equipe lá), mas já nos conhecíamos e tínhamos afinidade para trabalhar, primeiro entrou um na empresa, ai esse um indicou o próximo, e quando foi ver a equipe estava montada e funcionando muito bem. Era objetiva, não perdia tempo em reunião, bem focada, se ajudava, já sabíamos como dividir as tarefas entre nós, quando um tinha dificuldade já sabia quem conhecia mais de cada coisa para ajudar o outro membro do time a destravar e seguir na história dele.
Claro que isso pode ser difícil de conseguir, depende de muitas coisas, mas uma ideia geral é ter um RH com um processo de entrevista sólido, onde dê para traçar um certo perfil dos candidatos, e também a impressão pessoal que fica de cada um durante a entrevista, e tentar usar isto para identificar pessoas com afinidades que poderiam dar certo trabalhando juntas.
Espero ter contribuído com algo.
Abraços.