Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O que é (efetivamente) trabalho em equipe?

Vi alguns posts sobre a pergunta que coloco, mas ainda me pergunto o que é, efetivamente, trabalhar em equipe. Quando, frente a um escopo, coloco o time em uma sala e digo que teremos que trabalhar em equipe, vem os questionamentos: teremos que, todos, ler cada requisito? Não vai demorar muito? O tempo é curto. Então me questiono, até onde vai o trabalho em equipe? Como arranjar esse trabalho, sem que os membros não se confundam, não fiquem indecisos e o pior, pensem que estão trabalhando em equipe, mas na verdade estão totalmente na individualidade?

2 respostas
solução!

Vixe! Acho que essa pergunta deve ter tantas respostas...

Gosto desse artigo do google => https://rework.withgoogle.com/blog/five-keys-to-a-successful-google-team/

Eles tem todo um estudo para indicar quais times que dão certo por lá... Formar um time, time mesmo, é algo bem complicado na minha opinião..

Um time implica que todos estão olhando para um mesmo objetivo, todo mundo alinhado. Exige respeito entre os integrantes, espaço para todos tentarem fazer a coisa certa e ainda uma parte bem complicada, espaço para alguém brigar com o outro sem que isso seja encarado como sabotagem ou algo assim..

A minha experiência é que vc deixe o time se achar.... num primeiro problema, eles podem querer fazer tudo junto. Depois de avaliarem a primeira experiência, podem fazer diferente na segunda, até achar um caminho saudável.

Muitas vezes a pressa do resultado, faz logo alguém virar o chefão, ditar as ordens. Desmotivando todo mundo e fazendo o desempenho ficar sofrível.

Perfeito Alberto, concordo totalmente.

Minha experiência no mercado foi exatamente como você descreveu.

É complicado mesmo Rogério, uma coisa que pode ser efetiva se você conseguir, é montar um time com desenvolvedores que já se conhecem e gostam de trabalhar juntos. Terá o benefício de eles já estarem mais alinhados entre eles.

Já fui de times de dev que todos os membros vieram de uma mesma empresa anterior (onde não éramos da mesma equipe lá), mas já nos conhecíamos e tínhamos afinidade para trabalhar, primeiro entrou um na empresa, ai esse um indicou o próximo, e quando foi ver a equipe estava montada e funcionando muito bem. Era objetiva, não perdia tempo em reunião, bem focada, se ajudava, já sabíamos como dividir as tarefas entre nós, quando um tinha dificuldade já sabia quem conhecia mais de cada coisa para ajudar o outro membro do time a destravar e seguir na história dele.

Claro que isso pode ser difícil de conseguir, depende de muitas coisas, mas uma ideia geral é ter um RH com um processo de entrevista sólido, onde dê para traçar um certo perfil dos candidatos, e também a impressão pessoal que fica de cada um durante a entrevista, e tentar usar isto para identificar pessoas com afinidades que poderiam dar certo trabalhando juntas.

Espero ter contribuído com algo.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software