Gente, eu até então eu entendia que APIs eram ferramentas pra transferência de dados de um lugar pra outro. Não entendi muito bem como isso se assemelha com as bibliotecas de JavaScript.
Gente, eu até então eu entendia que APIs eram ferramentas pra transferência de dados de um lugar pra outro. Não entendi muito bem como isso se assemelha com as bibliotecas de JavaScript.
Olá Yuri, tudo bem?
API é um acrônimo para (applications protocol interface), em português seria algo como Interface de programação de aplicações.
O JavaScript é uma linguagem que nativamente possui uma série de bibliotecas que permitem realizar tarefas complexas de forma simples.
Para se criar um gráfico 2D seria necessário criar códigos de baixo nível que controlam a GPU (unidade de processamento gráfico) do computador.
Porém isso é bastante complexo.
O JavaScript para Web tem nativamente essa API (que é um conjunto de métodos e propriedades) que facilita a criação de desenhos gráficos.
Resumindo, com poucos códigos você consegue criar algo que exigiria muitos códigos.
Existem diversas outras APIs como a de geolocalização que permite com poucos códigos saber de onde um navegador está sendo acessado.
Para conhecer outras APIs da Web recomendo este link abaixo: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/JavaScript/Client-side_web_APIs/Introduction
Espero ter ajudado. Forte abraço!
Matheus, parabéns pela explicação, até pra mim ficou mais claro o que era depois de ler. Obrigado.